Objetivos

Projeto Handler - Objetivos

Os nemátodes-das-galhas-radiculares (NGR, Meloidogyne spp.) são agentes fitopatogénicos polífagos responsáveis por perdas de produção significativas ao nível mundial. Existem porta-enxertos de diversas cultivares de tomateiro disponíveis para controlo de doenças de origem edáfica, mas nenhum deles é completamente resistente aos NGR. O seu nível de sucesso no controlo destes nemátodes depende das populações de NGR e da temperatura do solo, podendo inadvertidamente selecionar estes nemátodes para uma maior virulência, e substituição das suas espécies no campo.


A equipa do projeto propõe-se a:
i) testar a adaptação das quatro espécies mais comuns de NGR a diversas cultivares de porta-enxertos;
ii) avaliar efeitos de competição aparente entre essas espécies de nemátodes;
iii) avaliar os efeitos de ascarosídeos, compostos de comunicação produzidos pelos NGR, como potenciais formas de controlo.

Esta investigação irá fazer avançar o conhecimento fundamental e aplicado à agroecologia sobre as interações planta-agente patogénico e poderá resultar em novas estratégias de controlo, podendo ainda ser utilizada para complementar modelos preditivos de tendências climáticas.
Em última análise, os nossos resultados apoiarão decisões informadas por parte de produtores de semente, viveiristas e pelos próprios agricultores na seleção e melhoramento de porta-enxertos, para que possam proteger as culturas do ataque dos NGR.
Share by: